Stick Tricks: Isso não é música, isso é circo!

Ser ShowMan na bateria aprimora o espetáculo ou é só bobagem?

Fala batera!!!

Derek Melo aqui mais uma vez para falar de um dos assuntos mais polêmicos não só da bateria, mas de vários instrumentos musicais.

Afinal de contas, usar visual durante uma música, solo e etc é bacana ou compromete a musicalidade e por consequência a classe dos músicos?

Bom, as opiniões são muito divergentes com relação a esse assunto, tenho reparado até que de pouco em pouco está surgindo uma separação dentro deste assunto, os músicos mais “old school” que sempre trabalharam mais como sidemans tem a opinião de que o estudo avançado de técnica e elementos visuais comprometem de certa forma a musicalidade, ou seja, os caras desenvolvem a famosa “virtuose”…

Enquanto que outros músicos, em sua maioria mais novos, estão adotando bastante o conceito de Chops, estudando técnicas oriundas de uma escola mais americanizada do estudo da batera.

Não quero aqui confrontar a opinião de ninguém, eu mesmo adoro aqueles grooves mais simples, até aqueles mais pesados da black music, realmente sou apaixonado por isso. Mas em contra partida, adoro utilizar viradas mais complexas como as do Gospel Chops e as próprias combinações de rudimentos, como as que utilizo quando crio os arranjos de técnica de mão do Canal Monster Batera.

Mas quero contar aqui a experiência que já tive com relação ao uso de visuais (Stick Tricks).

Acho que praticamente todo batera conhece o Buddy Rich, certo? Já fui quase linchado uma vez, quando disse que o estilo de tocar dele não me agradava muito. Porém antes que você feche a aba do blog e não volte nunca mais, deixe me explicar meu ponto de vista.

O que não me agrada no que vejo em muitos dos vídeos que vejo não só do Buddy Rich, como de vários outros bateras, é o fato de ficarem meia hora fazendo rulos e mais rulos e não trazerem muitos elementos visuais para o público leigo, ou seja, pessoas que só foram assistir o show e que não são bateristas.

É ai que os visuais são bem aplicados, para não chegar no ponto de uma pessoa comum que não é baterista, depois de 10 minutos escutando rulos de paradiddles virar para alguém e falar: Nossa, mas só fica nisso?

Estamos falando aqui de show, e tenho a opinião de que em um show, vários elementos contam, um show de música deve primeiramente ser ouvido, depois ser visto, ser sentido, enfim… Durante uma apresentação, quanto mais estímulos dermos para nossa audiência, mais especial aquele momento se torna, entende?

O que teria sido do Michael Jackson, se na música Thriller, ele só cantasse e não dançasse aquela coreografia incrível? Ele era um artista diferenciado, pois conseguia utilizar a música para dar mais estímulos para quem assiste uma apresentação, estímulos esses que vão MUITO além de só ouvir uma música legal.

Agora, até onde isso é benéfico para a música? Na minha modesta opinião, é interessante até o ponto em que a música consegue ser entendida e interpretada. Imagine você se na mesma música Thriller, o baterista passasse a música inteira solando? Complicado né?

Pois é, na música, aquele velho ditado também existe: “Tudo em excesso faz mal”.

Na minha opinião, a musicalidade está acima de tudo, porém, elementos visuais e até técnicos, podem ser aplicados tranquilamente para aprimorar a experiência de quem ouve e de quem assiste.

De repente, uma virada mais elaborada e mais cheia de notas, seja muito interessante em um momento de modulação da música exatamente para intensificar o poder dessa modulação no meio da música. Da mesma forma, elementos visuais podem ser utilizados para fazer os olhos de quem assiste um show literalmente brilharem!!!

Agora vem a pergunta de ouro, se a técnica avançada em conjunto com elementos visuais na bateria for utilizada com bom senso, porque não utilizar?

Levando em consideração também que nosso instrumento (bateria), pode ser utilizado como um show a parte, só groovar e fazer viradas super simples, podem até funcionar, mas o tempo todo, se torna comum demais de forma que as pessoas que assistem não precisam se locomover para te ouvir tocar, podem fazer isso por seus Ipods e etc, concorda?

Bom, este assunto não vai deixar de ser polêmico, pois alguns usam de menos outros usam demais, mas a questão é: Se agradar a quem assiste e a quem escuta, porque não usar?

Mas a partir do momento que compreendemos que Stick Tricks usados dentro da musicalidade podem fazer uma diferença absurda na forma como um baterista é visto por seu público, a pergunta que fica é a seguinte:

Como e onde posso aprender a fazer Stick Tricks sem perder Musicalidade, exatamente como um Baterista Profissional faz?

Pensando nisso, gravei um vídeo não só falando de Stick Tricks, mas também te ensinando um dos Stick Tricks mais usados pelos Maiores Bateristas do Mundo e além disso, você ainda vai conhecer uma grande novidade do Canal Monster Batera, o Monster Tricks!

E para assistir, é só clicar no vídeo abaixo, se cadastrar e assistir o vídeo onde vou te ensinar GRATUITAMENTE a tocar o Cross Toss, um dos Stick Tricks mais usados pelos Maiores Bateras:

 Como-aplicar-Stick-Tricks-da-forma-correta-e-sem-perder-a-musicalidade

Não deixe de ver esse vídeo e entenda como os Maiores Bateristas do Mundo conseguem tocar Stick Tricks sem perder a musicalidade e principalmente, como criam identidades visuais incríveis que fazem eles serem reconhecidos de longe!!!

Grande Abraço!

Derek Melo

2 Respostas

  1. Derek, desde os primeiros dias do canal eu já sou monster batera.
    Agradeço pelo seu trabalho excepcional que você vem desempenhando conosco!
    Estou tentando adquirir o pacote de aulas suas porém não estou conseguindo.
    O que pode ser feito?
    Abraço Mestre !

    1. Derek Melo

      Fala Eden, tudo certo batera?
      Eden, eu agradeço muito pelo carinho e respeito com meu trabalho, significa muito pra mim!!!
      Já te respondi por mensagem com relação ao curso, ok?
      Um abração Eden, tamo junto!!!
      Derek

Deixe uma Resposta

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful