Porque estudar Rudimentos?

Por que e para que bateristas e percussionistas precisam estudar rudimentos?

Fala batera!!!

Tenho algumas palavras a dizer: Single Strokes, Double Strokes, Paradiddles, Ratamacues, Flam Accents, Flam Drags………. Resumindo, RUDIMENTOS!!!

Nos últimos tempos, tenho recebido várias mensagens de bateristas, incluindo bateristas de nível intermediário e avançado, comentando sobre a forma como abordo o estudo de rudimentos, pois eles tem aprendido a gostar de estudar rudimentos.

E o mais interessante, é que muitos deles disseram que nunca viram muita necessidade em estudar rudimentos, o que é até comum por aqui, eu mesmo logo no comecinho dos estudos, custava muito a pegar qualquer rudimento pra praticar.

Mas afinal de contas, gostando ou não, porque estudar rudimentos é necessário???

Os Rudimentos são parte do DNA de qualquer estilo de bateria e percussão, uma coleção de padrões de movimentos e subdivisões que permitem e facilitam a forma como nos expressamos através da batera.

Como bateristas e percussionistas, nós temos esses rítmos, grooves, viradas que acontecem na nossa cabeça. Os rudimentos são o que possibilitam transportar o que passa na nossa cabeça para a bateria, ou seja, sem rudimentos isso seria impossível!

Quanto mais estudamos os rudimentos, quanto mais nos tornamos íntimos e naturais com o uso dos rudimentos, mais nos tornamos naturais e íntimos da bateria, pois a realidade é que o estudo técnico, diferente do que muitos acham, não atrapalha a musicalidade, muito pelo contrário, melhora!

Como o grande Thomas Lang disse durante uma entrevista:

A técnica é o que te permite se concentrar no que tocar, não em como tocar!

Portanto, rudimentos são necessários para que o vocabulário técnico de qualquer baterista ou percussionista aumente e possibilite que você possa desenvolver sua própria linguagem e feeling ao tocá-los.

O maior problema da falta de estudo de rudimentos na minha opinião, é justamente outra questão que surge, pois já sabemos o quanto o estudo de rudimentos é importante, mas agora a pergunta é: Como estudar rudimentos corretamente?

Existem hoje diversas escolas e metodologias de estudo rudimentar de bateria e percussão, a tradicional que estuda os 40 rudimentos fundamentais contidos na lista da Percussive Arts Society é a mais difundida.

Porém, o estudo direto de rudimentos, feitos um por um, pode em muitos casos ser massante, o que faz com que muitos músicos desistam do estudo, por ser de certa forma chato…

Quando paramos para pensar que devemos aprender 40 regras diferentes, tocá-las perfeitamente e depois aprender a combiná-las vem sempre na mente o tempo que isso leva e a dedicação que devemos ter com esse estudo.

A dúvida aumenta ainda mais, quando descobrimos que não existem apenas os 40 rudimentos, que existem também os rudimentos híbridos que abrem uma nova gama de aplicações, padrões e subdivisões.

Então a pergunta ainda fica:

Como estudar Rudimentos da Forma correta e conseguir bons resultados do estudo a curto prazo?

Bom batera, e se eu te disser que existe uma forma mais simples de se aprender TODOS os rudimentos, tanto os 40 quanto os híbridos, ao mesmo tempo que aprende a combiná-los?

Pensando em todos esses estudos, e nessa nova metodologia que é capaz de ajudar qualquer baterista ou percussionista a desenvolver sua técnica de mão, todos os padrões de movimentações chamados hoje de Rudimentos, aprendendo exatamente o que existe por trás deles, gravei um vídeo e quero te convidar a assistir.

Neste vídeo, explico a fundo, como desenvolvi minha técnica de mão e como funciona a Metodologia de Matrizes Percussivas, que vai te ajudar a tocar todos os rudimentos e movimentações, sem se preocupar com eles nunca mais!

É só clicar no vídeo abaixo, se cadastrar e assistir esta mini-palestra e descobrir o poder da Metodologia de Matrizes Percussivas:

Sem Título

Não deixe de ver esse vídeo e se surpreenda com a metodologia de estudo de Matrizes Percussivas!!!

Até a próxima batera!!!

Derek

Deixe uma Resposta

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful