O estudo da tal da técnica de bateria!!!

Mas eles me disseram que a prática leva à perfeição…

Fala batera!!!

Derek Melo aqui de novo e estou com um sorriso de orelha a orelha aqui enquanto escrevo este post!

Mas isso, por 3 motivos, o 1º é que grandes novidades no Canal Monster Batera e para os Alunos do DK – Fundamentals estão prestes a acontecer!

Então você aluno do DK – Fundamentals, já fique ciente de que novidades vão aparecer no curso 😉 !!!

O segundo motivo, é que algumas novas colunas serão abertas aqui no Blog, onde alguns convidados e amigos do mercado da música vão publicar alguns posts diferentes, não só focando em como tocar, mas conhecimentos mais profundos que agregam valor ao músico.

Incluindo assuntos como Marketing Pessoal voltado à música, experiências de músicos que acompanham bandas, músicos dedicados à área acadêmica e até mesmo alunos meus e de outros professores, tudo sempre voltado a agregar o máximo de valor a sua carreira e seu sucesso como baterista!!!

Bom, o 3º motivo, é que participei de uma conversa com 3 bateras da Comunidade VIP do Canal Monster Batera (Se você ainda não faz parte, é só Clicar Aqui e selecionar uma das listas, e entrar gratuitamente para a Comunidade).

Nessa conversa, surgiu um assunto muito interessante, a prática das técnicas de bateria… Um dos 3 bateras já é aluno do DK inclusive, e estávamos falando sobre estudos práticos durante esse bate papo.

E notei a ênfase que os caras estavam dando para algumas práticas de estudo que são meio “padrão de mercado”, dentro do ensino de música no Brasil, até que chegou o momento em que um dos bateras disse:

É só praticar, praticar e praticar, pois a prática é o que leva a perfeição!

Bom… Não estou aqui para ir contra nenhuma metodologia de estudo, porém, quero continuar então, o raciocínio sobre a prática levar a perfeição, que coincidentemente introduzi esse conceito no post que escrevi na segunda feira passada aqui no blog.

Será que a prática realmente leva à perfeição?

Bom.. Na teoria é verdade, mas “na prática”, a prática leva somente a uma coisa:

O desenvolvimento de uma habilidade!

Seguindo essa linha de raciocínio, quero te perguntar uma coisa batera: Se estivermos praticando, praticando e praticando algo de forma errada por dias, a prática vai realmente levar à perfeição?

Bom, se for pra levar ao pé da letra, realmente vai levar, afinal você vai executar com perfeição uma coisa muito errada, mas se formos pensar que “tocar com perfeição” é ter qualidade musical, técnica, visual e rítmica, executar perfeitamente uma coisa errada não é nem um pouco certo!

Infelizmente, o que vemos em excesso são bateras que tem um potencial IMENSO, não conseguindo conduzir seus estudos da forma correta, para que sua prática realmente leve à tão sonhada perfeição.

Mas o que quase ninguém leva em consideração é que existem técnicas de estudo de “música”, mas antes de entrar nesse mérito, quero trazer à tona, um outro raciocínio aqui.

Bom… Você já deve ter visto vários cursos por ai de aprendizagem, metodologias de estudo e etc, vou exemplificar aqui com o Método Kumon para o estudo de matemática.

Eu já fiz o Método Kumon quando estava na busca de pesquisar diversas formas de aprendizado otimizado de diversos assuntos diferentes para desenvolver o que hoje se tornou o DK.

Na escola em que eu estudei Kumon, tinha uma garota de 13 anos que já fazia cálculos de 3º grau (Nível Universitário), e que havia começado a fazer Kumon com 9 anos de idade.

Pense comigo por um instante: Uma “pré-adolescente” de 13 anos fazendo cálculos de 3º grau depois de estudar uma metodologia específica de aprendizado durante 4 anos?

Das duas uma: Ou a garota é super dotada, ou a metodologia é realmente diferenciada!

A realidade é que a garota não era super dotada, ela havia começado o Kumon, por que aos 9 anos de idade, ainda tinha dúvidas em subtração e divisão… E veja só, depois de 4 anos nessa metodologia, com apenas 13 anos de idade, ela já fazia cálculos que a maioria das pessoas com 25 anos não consegue fazer.

Essa é na verdade a proposta desse método de estudo, eles conseguem garantir resultados absurdamente otimizados e rápidos no que diz respeito a aprender matemática.

Por que trabalham de forma diferente o que está por trás do cálculo matemático, ou seja, a pessoa que está calculando!

Então chegamos ao ponto do raciocínio em que quero colocar uma coisa em check aqui!

Se existem metodologias que otimizam a prática de diversos estudos, como é o caso do Kumon para matemática, então, por que com a música tem que ser diferente?

Pois é batera, existem sim metodologias de estudo que podem otimizar o aprendizado musical, infelizmente quase todos os materiais estão em inglês, os que não são em inglês, são em Alemão, Italiano…

Mas o fato é que prática por prática, como é altamente difundido aqui no Brasil, em muitos casos acaba gerando uma quantidade imensa de músicos medianos, que são os caras que meio que movimentam o mercado, pois são consumidores em massa de produtos (DVD’s, Luvas, Tênis…), entende?

Portanto, prática por prática, nem sempre leva a perfeição batera, o que realmente leva a perfeição, te economiza tempo e te dá resultado real, é a prática consciente e inteligente!

Não sei se você já viu, mas recentemente gravei uma Mini-Palestra em vídeo, nessa palestra que está gratuita por tempo limitado, eu explico diversos conceitos que já expliquei em alguns workshops que ministrei, além dos cursos e experiência que colhi ao longo dos anos.

Na verdade, toda a base que me ajudou a alcançar os resultados musicais que você acompanha nos meus vídeos do canal.

E explico a tríade da evolução na bateria, que são as 3 bases que podem te trazer uma visão bem mais abrangente do seu estudo e de como você pratica suas metodologias de bateria.

E no final da Mini-Palestra, também explico sobre o segredo por trás da metodologia que pode te fazer evoluir o que você evoluiria durante 6 meses, em cerca de 6 semanas de estudos otimizados e conscientes!

Mas corre, pois a palestra está gratuita e não vai ficar no ar por muito tempo batera, se você assistiu o Webinário, sabe que quando eu digo que um material não vai ficar muito tempo no ar, é verdade.

Lembre-se batera, a prática não leva à perfeição, mas sim ao desenvolvimento de uma habilidade, seja ela cerca ou errada, o que leva à perfeição é a prática inteligente!

Para assistir a Mini- Palestra, é só Clicar Aqui batera!

Vamos fazer barulho batera!!!

Abração

Derek

2 Respostas

  1. Marco Aurélio

    Venho por meio deste dizer que estou muito otimista à desenvolver-me de agora em diante após assistir este vídeo explicando sobre a metodologia de aprendizagem da bateria. Confesso que nunca fui motivado nos estudos por ter passado diversas problemáticas em minha vida e não ter sabido usar a habilidade em sobressair-me. No entanto por ter adquirido a internet recentemente para usá-la em casa, tenho procurado em sites a minha ajuda por motivação, autoconhecimento, disciplina, educação financeira e outros mais relacionado á desenvolvimento pessoal. Estou farto de tanta estagnação para comigo mesmo que tem durado muitos anos (25 anos de atraso e desmotivação). Joguei no abismo toda minha capacidade de aprendizagem e meu sonho de tornar-me um baterista por desacreditar em meu potencial e capacidade de desenvolvimento . Este site foi uma descoberta espetacular e creio poder agora recuperar este atraso e realmente priorizar o aprendizado em batera e sair da zona de conforto e do pensamento limitante e pequeno, pois estou começando a aprender a pensar grande , sempre fui desmotivado em progredir, mas sim agora vou, e esta é uma promessa que estou fazendo hoje, aqui e agora, para eu mesmo. Comecei a estudar bateria pela primeira vez em 1991 e aprendi o básico na leitura de partitura e o meu conhecimento em todo esse tempo ainda é o básico ou seja, limitado. Emitirei o boleto por não ter cartão de crédito , contudo farei a emissão do boleto somente na quinta 02/04/15 para já ser pago no mesmo dia que imprimi-lo e assim evitar o atraso do pagamento porque somente terei condições financeiras neste dia. Por favor, me dê esta oportunidade dando a mim este tempo. Quero deixar aqui minha gratidão por você disponibilizar estas informações e que com essas ferramentas eu possa finalmente desenvolver todo meu potencial de anos perdido em muito pouco tempo, como prometido no vídeo.

    1. Derek

      Fala Marco Aurélio, como você está batera?
      Fiquei bastante emocionado com sua resposta do post, isso me deixa muito feliz, por que você entendeu a mensagem que está tanto ai, quanto na mini-palestra, de que o estudo é a parte mais importante e saber como estudar é mais importante ainda.
      Tem tanta gente hoje que simplesmente repete as práticas que assistem nos vídeos, sonhando em “magicamente” desenvolver o nível de habilidades do batera do vídeo.
      É complicado mesmo, por que isso só gera o tipo de músico “mediano” que comentei no post, simplesmente por acharem que música e batera não precisa de tanta atenção assim nos estudos e que o estudo de bateria só se dá pela prática e nada mais…
      Muito obrigado pelas palavras e apoio, e fico no seu aguardo no DK Marco, estamos juntos!!!
      Derek

Deixe uma Resposta

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful