Como começar a tocar batera?

Como começar a tocar bateria?

Fala bateras!!!

Então você é do tipo de pessoa que toda vez que escuta uma música, não consegue ficar com as mãos e os pés parados e quando está no carro da aquela famosa batucada no volante?

Se você se identifica realmente com este tipo de situação e também fica meio de cabeça quente quando alguém canta ou toca uma música “fora do rítmo”, mas não sabe explicar o porque, tenho 2 notícias pra te dar, uma boa e uma ruim, qual vai querer primeiro?

Vamos começar pela boa:

A boa notícia é que você tem espírito de batera, um dos espíritos mais guerreiros que existem, você provavelmente tem tudo para fazer parte desta “tribo” de músicos que além de tocarem o instrumento mais legal do mundo, ainda são os primeiros a chegar no ensaio, os últimos a sair, os que tem o maior número de tralhas pra carregar, o que mais gasta com coisas indispensáveis (baquetas, tênis e etc) mas faz isso com sorriso de orelha a orelha!

Agora como nem tudo é festa, tem a parte ruim:

Seus vizinhos vão te odiar!!!

Mas acho que você, assim como todos os outros bateras do mundo, também pode conviver com isso, não pode? KKKKKKKK

Mas ai vem as famosas perguntas: Como começar a tocar batera? Devo fazer aula? Devo comprar uma batera logo de cara?

Bom… Vamos por partes!

A primeira coisa a dizer é que o “ideal” seria já começar com um batera, mesmo que fosse pequena (Bumbo, Caixa, 1 tom, 1 surdinho, um chimbal e um prato de ataque), porém, nem sempre a realidade favorece a todos nesse sentido porque a menos que você ache um camarada com a corda no pescoço, uma bateria por menor que seja, não sai por menos de R$800,00 hoje em dia…

Como comentei no último post do blog, eu não comecei com batera, passei um bom tempo tocando na cadeira do computador do meu antigo quarto, mas antes que a cadeira se desintegrasse por completo, fui pra uma batera já com noções ótimas de coordenação motora!

Veja bem, não estou dizendo que você deve destruir a sua cadeira, sofá ou qualquer outra coisa como eu fiz, mas talvez uma solução mais barata para começar os estudos de batera, possa funcionar muito bem!

Você deve ter acompanhado no Canal Monster Batera que muitos vídeos eu gravo apenas com um Pad, isso tem um motivo que vai além do óbvio, ou seja, o Pad é BEM mais barato do que um set de bateria, ele faz menos barulho e vai de encontro a uma ótima metodologia de estudos que eu particularmente defendo bastante: Começar a estudar bateria pelas mãos!

Praticamente 65% do que nós fazemos na batera sai das nossas mãos, em países como os EUA onde os alunos tem aula de música na escola, os percussionistas começam exatamente desta forma, com um Pad e um par de baquetas e estudam os famosos rudimentos!

O fato é que para alguns este estudo pode ser um pouco chato, porém depois de passar por esse “período de dor” e sentar na batera a primeira vez já com esse background fundamentado no estudo de rudimentos, todo baterista fica bom! Qualquer um que quiser fazer uma breve pesquisa, vai ver que grandes nomes da bateria como Thomas Lang, Tony Royster Jr e etc, sempre deram muito valor ao estudo das técnicas de mão!

Agora você deve estar pensando: Beleza, um pad, um par de baquetas, tranquilo! Mas onde estudo isso?

Infelizmente, e digo este infelizmente com bastante pesar, o estilo de estudo praticado pela grande maioria das escolas de música brasileira é um pouco “antigona”, até entendo a necessidade de colocar o aluno logo pra tocar batera, pra dar aquela animada, porém, pessoas que estudam teoria musical, rudimentos, técnicas de manulação e etc, acabam por evoluir MUITO mais rápido quando sentam na batera, por terem um background muito bom!

E isso me deixa na posição de te dizer que você tem 2 escolhas:

1 – Estudar isso por conta própria, o que muitas vezes é ruim e chato… Principalmente porque ninguém fala de técnicas de estudo para que você estude em casa, ao contrário disso, você passa 6, 8 ou 10 anos pagando mensalidade em uma escola… Então por motivos óbvios, ninguém vai falar que da pra estudar tudo isso sozinho com uma metodologia que dispensa professor.

2 –  Estudar uma metodologia que pode fazer a sua técnica de mão evoluir de iniciante à profissional em BEM MENOS TEMPO!!!

Mas essa tal metodologia existe? Sim, existe, é a uma nova metodologia chamada de Matrizes Percussivas e através dessa metodologia você não só aprende todos os rudimentos de forma mais simples e mais rápida, mas também aprende a combinar os rudimentos do mesmo jeito que os maiores profissionais da bateria fazem!

E ainda, o mais incrível, é que você cria tanto background em técnica de mão com essa metodologia, que você vai conseguir até mesmo criar seus próprios rudimentos!

Agora, como estamos falando sobre Como Começar a Tocar Bateria, tudo o que eu disse pode parecer difícil, de repente suas dúvidas surgem de coisas bem mais simples, como Aprender a Segurar as Baquetas Corretamente, Aprender a Tocar com Expressão, Aprender a Estudar ou mesmo Aprender a Ler Partitura.

Então eu tenho uma ótima notícia para você batera, eu criei um vídeo falando sobre essa metodologia e sobre o Monster Batera – Fire Hands que ensina absolutamente tudo isso, de forma simples, rápida e o melhor:

Você não vai precisar sair de casa, nem gastar com mensalidades absurdas para aprender isso!

É só clicar abaixo, se cadastrar e assistir o vídeo gratuitamente:

Sem Título

Portanto batera, se você realmente quer aprender a tocar da forma correta e evoluir de forma rápida, você não pode deixar de assistir esse vídeo!

Agora é com você batera, o que você vai escolher? A opção 1 ou a opção 2?

Te aguardo no vídeo batera!!!

Grande abraço!!!

Derek Melo

 

1 Resposta

  1. Felipe Oliveira

    Ola, Derek.

    Meu nome é Felipe, sou do interior de Minas Gerais.

    Não sou um iniciante propriamente dito, mas, por diversos motivos, não toco bateria há aproximadamente 10 anos. Então, como você pode concluir, estou totalmente enferrujado.

    Recentemente assisti àquele filme “Wiplash” (muito bom, por sinal) e deu aquela vontade de voltar a tocar como antigamente. Apesar de morar em um apartamento, dei um jeito de montar a bateria na casa da minha mãe e estou disposto a voltar a praticar.

    Então estive dando um olhada na internet e achei seu site. Fiquei muito interessado em seu método e no curso “Monster Batera – Fire Hands”.

    Você acha que seria interessante para um cara como eu, que está procurando algo para tirar a ferrugem e aprimorar a técnica?

    Abraço.

Deixe uma Resposta

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful